sábado, 24 de novembro de 2012

Irmã Maria Troncatti



Olá pessoal!

Hoje é beatificada a Irmã Maria Troncatti, uma Filha de Maria Auxiliadora que passou parte da sua vida vida no Equador, em missão.

A vida de Ir. Maria é uma vida densa e rica de experiências, uma vida cheia de aventuras. Nasceu em 16 de fevereiro de 1883, terceira de quatro filhos, em Còrteno Golgi, uma aldeia no norte da Itália.

Aos 21 anos entregou-se totalmente a Deus, tornando-se Filha de Maria Auxiliadora.

Em Itália, durante alguns anos, preparou-se para amar e para se entregar sem medida. Partiu para as missões aos 40 anos.

Em 1902 pertenceu ao grupo que iniciou as missões no Equador. Durante esse período de tempo, a Irmã Maria Troncatti, juntamente com outro grupo de Filhas de Maria Auxiliadora, atenderam a todas as necesidades dos índios Shuar.

Levantava-se todos os dias às quatro da manhã para ir para a Igreja adorar o Santíssimo, fazer a Via-Sacra, a meditação e a Eucaristia.

De 1923 a 1925 esteve em Chunchi, no Equador, como Superiora da Comunidade, mas acabou por ser enviada para Sucúa em 1933. Estes primeiros anos mostraram o seu esforço por conseguir um coração grande e generoso.  Demonstrou sempre muita sensibilidade perante as necessidades materiais e espirituais do povo.

Como missionária ajudava em tudo, e nem as arriscadas intervenções cirúrgicas e terapêuticas a assustavam.

Salvou muitas crianças da morte graças à sua paciência e grande bondade. Assim, muitos jovens cresceram e se converteram na casa das Irmãs.

Permaneceu durante 47 anos em missão na Selva Amazónica.

A sua última viagem foi feita a 25 de Agosto de 1969. Preparava-se para participar nos exercícios espirituais. A avioneta onde viajava não se elevou suficientemente e o seu corpo foi encontrado a pouca distância do avião de boca para baixo, com os braços estendidos, “como que abraçando a sua querida selva equatoriana”.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: