segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mensagem do Reitor-Mor aos jovens do MJS - Parte IV



Olá pessoal!

Aqui vai a quarta (e última) parte da mensagem deste ano do Reitor-Mor aos jovens:

"No Bicentenário do meu nascimento, quero renascer convosco para continuar a fazer dos jovens a razão da minha vida, a preciosa herança que me tocou em sorte, a minha missão. Convosco quero amá-los com aquele mesmo amor que podemos encontrar no coração do Bom Pastor. Isto é possível, mesmo que as condições sociais e culturais tenham mudado. Como é meu costume, não usarei formas abstratas ou teóricas ou ideológicas, mas sim aquela pedagogia da bondade que coloca a educação num incessante processo de adaptação, de conversão humana, espiritual, pastoral, sabendo acolher todas as mudanças, mas referindo-as às razões mais verdadeiras e profundas do crescimento humano e do amadurecimento cristão. Estou cada vez mais convencido de que a educação é coisa de coração, ou melhor, que o coração deve ser educado, porque no amor os jovens apostam a sua vida.

No ano da fé quero estar convosco nesta estupenda missão que envolve toda a Igreja. A cada um de vós digo as mesmas palavras que repetia aos meus rapazes de Valdocco: “Um só é o meu desejo: ver-vos felizes no tempo e na eternidade”. Para serdes felizes e para que a Boa Nova da salvação seja acolhida por todos, procurai fazer-vos amar. Para que o mundo creia e acreditando se salve, procurai fazer-vos amar. Para que caiam os muros da divisão, da incompreensão, dos preconceitos e da rejeição da Igreja, procurai fazer-vos amar. Para que tu, jovem crente e missionário de Cristo, para que tu possas ser feliz, considerado credível e com autoridade, procura fazer-te amar! Juntamente, para os jovens, seremos anunciadores mansos e corajosos do Evangelho, pela fé e com amor. Assim vos sonho, meus Queridos: “jovens para os jovens”, companheiros de Jesus e suas testemunhas, cheios de entusiasmo por tudo o que é a vida, mas profundamente enraizados na vida do Senhor Jesus. 

De todo o coração confio estas minhas palavras, como dom do Bicentenário, a Maria Mãe de Jesus. A Ela que “acreditou no cumprimento das palavras do Senhor” (Lc 1,45), e se entregou a si mesma a Deus, por amor do Filho e dos filhos. Maria, inspiradora e sustentáculo da nossa Família, desperte o coração filial que dorme em cada homem, o homem novo, e o povo novo, a Igreja. Queridos Jovens, Maria Imaculada Auxiliadora vos dê o sentido vivo de Cristo, um grande amor apostólico para comunicar as riquezas do seu mistério, a inteligência criativa e a competência pedagógica para educar os vossos amigos para a fé em Cristo. Esta será, para vós, a maneira de responder aos desafios da Nova Evangelização. Maria, a Mãe de Jesus, a nossa querida Mãe, interceda para que o nosso testemunho de crentes e de educadores seja sempre credível.

Abençoo-vos, marco encontro convosco na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em meados de julho, e despeço-me abraçando-vos a todos com afeto de pai, de irmão e de amigo.

Valdocco, 31 janeiro 2013"

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: